SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Discrimination, stigma, and AIDS: a review of academic literature produced in Brazil (2005-2010)Discrimination, policies, and sexual rights in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BASTOS, João Luiz  and  FAERSTEIN, Eduardo. Aspectos conceituais e metodológicos das relações entre discriminação e saúde em estudos epidemiológicos. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 177-183. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100019.

Abordam-se aspectos conceituais e metodológicos das relações entre discriminação e saúde, sob uma perspectiva epidemiológica. São revisadas definições de discriminação, construtos correlatos e apresentadas as teorias subjacentes à interpretação de suas associações com saúde. Discutem-se os instrumentos desenvolvidos para aferição da discriminação e uma proposta para sua operacionalização em inquéritos epidemiológicos brasileiros. Enquanto fonte de estresse psicossocial relativamente imprevisível e de difícil controle, a discriminação tem sido consistentemente associada com piores condições/comportamentos em saúde, sobretudo transtornos mentais, tabagismo e uso de álcool. Entretanto, avanços na área dependem, em parte, do enfrentamento de questões vinculadas à aferição do fenômeno, como a definição de um mapa do construto e a necessidade de avaliar diferentes discriminações simultaneamente. A exploração desses aspectos propiciará uma compreensão mais ampla da discriminação e de suas consequências sobre a saúde, aumentando nossa capacidade de reduzir sua ocorrência na sociedade.

Keywords : Preconceito; Estudos Epidemiológicos; Causalidade; Nível de Saúde; Psicometria.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English