SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Conceptual and methodological aspects of relations between discrimination and health in epidemiological studies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARRARA, Sergio. Discriminação, políticas e direitos sexuais no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 184-189. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100020.

Este artigo privilegia uma das arenas políticas que vêm sendo articuladas a partir da incidência do ideário dos direitos sexuais sobre a política sexual brasileira, qual seja, o processo de afirmação dos chamados "direitos LGBT". A construção desses direitos se faz, seja por meio de tentativas de estender à população LGBT direitos civis e sociais antes restritos a heterossexuais, seja por intermédio da promulgação de dispositivos que coíbam diretamente a discriminação e a violência homofóbica. Estarão em foco alguns dos principais atores sociais envolvidos nesse processo, especialmente aqueles situados nos três poderes constituídos do Estado, uma vez que é nesse plano que atualmente têm se dado os embates mais decisivos. Sem se propor a oferecer um painel exaustivo do que tem acontecido na justiça, no congresso e no governo, apontamos para a complexidade de um quadro que, revelando em suas diferentes dimensões inúmeras inovações e rupturas, não deixa de apresentar igualmente contradições, defasagens e ambiguidades.

Keywords : Preconceito; Homossexualidade; Políticas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English