SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Public hospital emergency department visits due to burns in Brazil, 2009 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DITTERICH, Rafael Gomes; MOYSES, Simone Tetu  and  MOYSES, Samuel Jorge. O uso de contratos de gestão e incentivos profissionais no setor público de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.4, pp. 615-625. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000400002.

A gestão por resultados constitui um dos pilares da reforma na gestão pública, inclusive na área da saúde, tendo como principais inovações: a institucionalização de contratos de gestão e a utilização de incentivos profissionais. O objetivo deste artigo de revisão de literatura é apresentar e discutir a utilidade e aplicabilidade de contratos de gestão e incentivos profissionais na gestão por resultados no setor público de saúde. A gestão por resultados só será possível quando existir corresponsabilidade e compromisso mútuo entre os trabalhadores e o nível diretivo. Por isso, as metas preestabelecidas devem ser pactuadas entre todos os atores envolvidos e avaliadas de forma periódica para que os incentivos profissionais sejam garantidos. Para efetivamente aumentar a responsabilização sobre os resultados desejados é preciso aprimorar os mecanismos de controle e monitoramento, definir de forma mais precisa indicadores e seus padrões no campo da assistência e da gestão, capacitar as partes envolvidas na elaboração do plano e aperfeiçoar o uso de incentivos profissionais.

Keywords : Administração de Serviços de Saúde; Gestão em Saúde; Administração Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese