SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Labor market structure and access to private health insurance in BrazilLumbar hyperlordosis in children and adolescents at a privative school in southern Brazil: occurrence and associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BORIM, Flávia Silva Arbex; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo  and  NERI, Anita Liberalesso. Autoavaliação da saúde em idosos: pesquisa de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.4, pp. 769-780. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000400016.

Nesta pesquisa, analisou-se a autoavaliação da saúde em idosos segundo variáveis demográficas, socioeconômicas e de comportamentos relacionados à saúde. Trata-se de estudo transversal de base populacional, com amostra por conglomerados, que utilizou dados de inquérito realizado em Campinas, São Paulo, Brasil (ISACamp 2008/2009). Foram estimadas razões de prevalências ajustadas por meio de regressão múltipla de Poisson. Participaram do estudo 1.432 idosos. A prevalência de saúde excelente/muito boa foi 24,6% e significativamente mais elevada nos idosos com maior escolaridade, maior renda, sem religião, que moravam sozinhos, tinham computador em casa, consumiam bebida alcoólica de uma a quatro vezes por mês, praticavam atividade física no lazer, não eram obesos e consumiam frutas e verduras quatro vezes ou mais por semana. Alguns dos achados são pouco encontrados na literatura e sinalizam temas relevantes para novas investigações. Os resultados apontam para a necessidade de maior atenção aos segmentos socialmente mais vulneráveis e do desenvolvimento de estratégias de promoção de hábitos saudáveis entre os idosos.

Keywords : Saúde do Idoso; Inquéritos Epidemiológicos; Auto-avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese