SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4One-year mortality among elderly people after hospitalization due to fall-related fractures: comparison with a control group of matched elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GUEDES, Dartagnan Pinto  and  TEIXEIRA, Márcio. Equivalências semântica e conceitual da versão em português do National College Health Assessment II. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.4, pp. 806-810. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000400020.

O objetivo do estudo foi realizar as equivalências semântica e conceitual do questionário National College Health Assessment II (NCHA II). Foram realizadas tradução para o português da versão original do NCHA II e retrotradução para o inglês. As versões do questionário foram analisadas por um comitê de juízes. A versão traduzida do NCHA II foi administrada experimentalmente em amostra de 64 estudantes universitários de ambos os sexos. Após discretas modificações apontadas nos processos de tradução, o comitê de juízes considerou que a versão para o idioma português do NCHA II apresentou equivalências semântica e conceitual. As etapas iniciais do processo de adaptação transcultural do questionário NCHA II foram satisfatórias. Porém, futuros estudos são necessários para identificar propriedades psicométricas e indicadores de validação previamente à sua efetiva recomendação para uso com segurança.

Keywords : Conduta de Saúde; Estudantes; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese