SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Prevalence of self-reported chronic diseases in individuals over the age of 40 in São Paulo, Brazil: the Platino studyMetropolitan and regional health planning: dilemmas of the Pact for Health in the Baixada Santista Metropolitan Area, São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MORAES, José Rodrigo de; MOREIRA, Jessica Pronestino de Lima  and  LUIZ, Ronir Raggio. Efeito do plano amostral em modelo logístico ordinal: uma análise do estado de saúde autorreferido de adultos no Brasil usando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.5, pp. 913-924. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000500010.

Estudos que consideram variáveis individuais e ambientais para explicar as diferenças no estado de saúde autorreferido de indivíduos vêm paulatinamente crescendo no Brasil, mas ainda são escassos. Por razões de tempo e custo, muitas pesquisas utilizam planos amostrais complexos que envolvem aspectos (estratificação, conglomeração e pesos amostrais distintos) que quando ignorados podem influenciar as medidas de razões de chance e as medidas de precisão das estimativas dos parâmetros de modelos estatísticos. Usando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2008), este artigo avalia o impacto nessas medidas quando não se consideram alguns ou todos os aspectos ao ajustar um modelo logístico ordinal para estabelecer a associação entre o estado de saúde autorreferido de adultos e um conjunto de fatores individuais e ambientais. Observou-se que quando não se considera os três aspectos simultaneamente, ocorrem alterações nas magnitudes das medidas de razões de chance do adulto autorreferir melhor estado de saúde associadas à maioria dos fatores, além de grande subestimação dos erros padrões.

Keywords : Modelos Logísticos; Morbidade; Amostragem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese