SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Effect of sampling plan on ordinal logistic models: an analysis of self-rated health status among Brazilian adults based on the National Household Sample Survey (PNAD 2008)Evaluation of the implementation of Kangaroo Care by health administrators, professionals, and mothers of newborn infants author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

IANNI, Aurea Maria Zöllner et al. Metrópole e região: dilemas da pactuação da saúde. O caso da Região Metropolitana da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.5, pp. 925-934. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000500011.

O trabalho aborda aspectos da relação entre metropolização e regionalização em saúde, tendo por base os processos de regionalização e pactuação na Região Metropolitana da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. Trata-se de estudo de caso, realizado em dois momentos: o primeiro, no início da implementação do Pacto pela Saúde (2007) e dos Colegiados de Gestão Regional (CGR), e o segundo, em 2010. Foram entrevistados gestores municipais e regionais do SUS e a direção da Agência Metropolitana. Também foram analisadas atas de dez anos de reuniões da Comissão Intergestora Regional e do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista. Emergiram quatro grandes temas: financiamento e infraestrutura; utilização de serviços; ineficiência das instâncias e instrumentos de gestão; relação entre os níveis de gestão. Permaneceu latente a questão da metropolização, que aparece de forma incipiente ou tangencial à gestão regional. Avalia-se que apesar de algumas limitações, o CGR vem se legitimando como espaço de gestão regional.

Keywords : Metrópoles; Regionalização; Política de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese