SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Metropolitan and regional health planning: dilemmas of the Pact for Health in the Baixada Santista Metropolitan Area, São Paulo State, BrazilWork days lost due to health problems in industry author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GONTIJO, Tarcisio Laerte; XAVIER, César Coelho  and  FREITAS, Maria Imaculada de Fátima. Avaliação da implantação do Método Canguru por gestores, profissionais e mães de recém-nascidos. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.5, pp. 935-944. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000500012.

Trata-se de estudo de avaliação qualitativa que buscou compreender dificuldades e facilidades da implantação do Método Canguru em maternidades brasileiras capacitadas pelo Ministério da Saúde sob a ótica de profissionais de saúde, gestores e mães de recém-nascidos de baixo peso atendidos nesses serviços. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas durante visita in loco as maternidades. Utilizou-se a análise estrutural de narração como método de análise dos dados. Os principais núcleos avaliativos centrais identificados foram: importância do método para a assistência ao recém nascido; importância do apoio institucional para a sustentabilidade do método. Para o aprofundamento da reflexão sobre os resultados encontrados, o referencial teórico da análise institucional foi fundamental. Apesar das resistências, a institucionalização do método está sendo realizada nas maternidades, porém, há necessidade de se manter capacitações periódicas e de se alocar maiores recursos que permitam melhorar a infraestrutura dos serviços, refletindo na humanização do cuidado de forma mais efetiva.

Keywords : Recém-Nascido de Baixo Peso; Humanização da Assistência; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese