SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Evaluation of the implementation of Kangaroo Care by health administrators, professionals, and mothers of newborn infantsThe public healthcare system in the context of Brazil's demographic transition: current and future demands author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

YANO, Sylvia Regina Trindade  and  SANTANA, Vilma Sousa. Faltas ao trabalho por problemas de saúde na indústria. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.5, pp. 945-954. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000500013.

Neste estudo transversal, estima-se a prevalência de episódios de faltas ao trabalho por motivo de saúde (FTS), e fatores associados, focalizando o trabalho na indústria. A população do estudo foi uma amostra aleatória por conglomerado de 3.403 trabalhadores de 16 a 65 anos residentes em Salvador, Bahia, Brasil. Dados foram obtidos em entrevistas domiciliares. Entre os trabalhadores da indústria, a prevalência em um ano de FTS em geral, foi 12,5%, 5,5% para FTS relacionados ao trabalho, e 4,1% para FTS agravados pelo trabalho. Não houve diferenças estatisticamente significantes em relação aos demais trabalhadores. Fatores associados à FTS foram percepção de perigo no trabalho, história de acidente de trabalho, e saúde autopercebida como ruim. Os resultados indicam que a ocorrência de faltas ao trabalho é comum, tanto na indústria como nos demais ramos de atividade, podem afetar a produtividade, o que requer programas de prevenção de agentes de risco em locais de trabalho.

Keywords : Absenteísmo; Ambiente de Trabalho; Doenças do Trabalho; Licença Médica; Indústria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese