SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Factors associated with preterm birth in Campina Grande, Paraíba State, Brazil: a case-control studySelf-perceived oral health among elderly individuals in a medium-sized city in Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NATIVIDADE, Jean Carlos; AGUIRRE, Alba Recalde; BIZARRO, Lisiane  and  HUTZ, Claudio Simon. Fatores de personalidade como preditores do consumo de álcool por estudantes universitários. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.6, pp. 1091-1100. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000600008.

Os objetivos deste estudo foram verificar diferenças em fatores de personalidade entre pessoas que consumiram, ou não, álcool na vida, e entre pessoas que ingeriram com maior e menor frequência álcool nos últimos três meses, e testar o poder preditivo dos fatores para o consumo de álcool na vida e para o consumo de álcool, ao menos, mensal. Participaram 169 universitários, 66,7% mulheres, média de idade 21,2 anos. Declararam ter consumido álcool na vida 90,1% dos participantes; 42,3% consumiram até duas vezes nos últimos três meses e 57,7% consumiram, ao menos, mensalmente. Participantes com consumo menos frequente nos últimos três meses obtiveram maiores médias nos fatores de personalidade socialização e realização, já os que consumiram mais frequentemente pontuaram mais em extroversão. Um modelo preditivo revelou que incrementos em extroversão contribuíram no aumento das chances de beber álcool; acréscimos em realização diminuíram as chances do consumo. Características de personalidade foram capazes de diferenciar grupos de bebedores e predizer a frequência de consumo de álcool.

Keywords : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Estudantes; Personalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese