SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Prevalence of uterine cervical cancer testing in Rio Branco, Acre State, Brazil, and factors associated with non-participation in screeningOverweight in children and adolescents in Pernambuco State, Brazil: prevalence and determinants author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOUZA, Luciano Dias de Mattos et al. Bem-estar psicológico de jovens de 18 a 24 anos: fatores associados. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.6, pp. 1167-1174. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000600015.

Esta investigação visou identificar os fatores associados ao bem-estar psicológico em jovens de 18 a 24 anos de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Em estudo transversal de base populacional, 1.621 jovens responderam a um questionário estruturado com questões referentes a dados sociodemográficos, prática de religião, trabalho remunerado, uso de substâncias e o Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI) para avaliação dos transtornos psiquiátricos. A Escala de Faces de Andrews avaliou o bem-estar psicológico. A regressão de Poisson foi utilizada para análise multivariada. Dos entrevistados, 85,3% apresentaram bem-estar psicológico, que esteve associado ao não uso de drogas ilícitas, ao trabalho remunerado, à prática de religião, às classes socioeconômicas A e B, à alta escolaridade e a não presença de transtornos psiquiátricos. Programas que visem à redução da pobreza, incentivo à educação, identificação e prevenção de uso de drogas em jovens são de extrema importância para a melhoria do bem-estar psicológico e prevenção da saúde.

Keywords : Satisfação Pessoal; Transtornos Mentais; Drogas Ilícitas; Adulto Jovem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese