SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Family context and incidence of dental caries in preschool children living in areas covered by the Family Health Strategy in Salvador, Bahia State, BrazilTranslation and adaptation of the Motorcycle Rider Behavior Questionnaire: a Brazilian version author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MAKSUD, Ivia. Silêncios e segredos: aspectos (não falados) da conjugalidade face à sorodiscordância para o HIV/AIDS. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.6, pp. 1196-1204. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000600018.

Uma das situações atuais colocada pela epidemia de HIV/AIDS é o fenômeno da "sorodiscordância". Este artigo aborda temas que não podem ser falados em relações constituídas entre esses casais e/ou desses com familiares, amigos e redes de vizinhança. São discutidas duas dimensões dos segredos contidos em relações sorodiscordantes: (1) segredos individuais que estabelecem silêncios para cada membro da díade; e (2) segredos de casal, estabelecidos e guardados pelo par frente a outras pessoas. O artigo deriva de pesquisa com casais sorodiscordantes para o HIV/AIDS em que foram realizadas 26 entrevistas em profundidade. A análise foi realizada a partir de um quadro de sistematização comparada, que permitiu observar como os mesmos conteúdos temáticos variavam de acordo com o gênero e a sorologia dos entrevistados. Os dados mostram que cotidianamente os sujeitos realizam estratégias para manutenção de aspectos da vida privada que podem ser ameaçados pela dinâmica da fofoca, entendida não como fenômeno independente, mas em função de normas e crenças coletivas em determinados espaços sociais.

Keywords : Soropositividade para HIV; Casamento; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese