SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Secrets and silences: unspoken aspects of conjugal life for HIV/AIDS serodiscordant couples author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELHO, Roberta Paula Schell et al. Tradução e adaptação da escala Motorcycle Rider Behavior Questionnaire: versão brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.6, pp. 1205-1210. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000600019.

Mundialmente os acidentes de trânsito aparecem como uma das principais causas de morte entre adultos jovens. No Brasil, os acidentes de trânsito são mais prevalentes em condutores de moto do que nos dos demais veículos. Não dispomos, no entanto, de instrumentos para avaliar o comportamento no trânsito em motociclistas. Temos o objetivo de traduzir e adaptar para o português brasileiro o instrumento Motorcycle Rider Behavior Questionnaire (MRBQ). O processo consistiu em: duas traduções independentes para o português; unificação das traduções, gerando a primeira versão; retrotradução para o inglês; apreciação formal de equivalência semântica, elaboração e aplicação em uma amostra de conveniência; discussão dos itens com problemas e elaboração de uma versão final; retrotradução desta e envio para o autor original, sendo aceita pelo mesmo. A versão brasileira do MRBQ conservou a equivalência semântica. O instrumento, de autopreenchimento, conservou suas propriedades, mostrando-se de fácil entendimento para os motociclistas. Novos estudos são necessários para avaliar as propriedades psicométricas no nosso contexto.

Keywords : Questionário; Tradução; Acidentes de Trânsito; Motocicletas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese