SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue8Prevalence of metabolic syndrome and its components in the menopausal transition: a systematic reviewPrevalence of tobacco use and associated factors among women in Paraná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MACHADO, Eduardo Coelho; SILVEIRA, Mariângela Freitas da  and  SILVEIRA, Vera Maria Freitas da. Prevalência de estratégias de emagrecimento e uso de substâncias para perder peso entre adultos: um estudo populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.8, pp. 1439-1449. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000800003.

Estudo transversal de base populacional conduzido com adultos residentes na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, que objetivou determinar a prevalência de práticas de emagrecimento e uso de substâncias para emagrecer, nos últimos 12 meses antes da entrevista. A prevalência de tentativas de emagrecimento foi de 26,6%. Controle dietético e prática regular de exercícios físicos foram as estratégias mais frequentes, mas apenas 36% daqueles que tentaram emagrecer combinaram-nas. A prevalência do uso de substâncias para emagrecer foi de 12,8% (48,4% daqueles que tentaram emagrecer). Mulheres utilizaram controle dietético e substâncias mais frequentemente do que homens, enquanto estes utilizaram mais exercícios físicos. As substâncias de uso mais frequente foram os chás. A análise ajustada identificou sexo feminino, excesso de peso e percepção do excesso de peso como os maiores fatores associados ao uso de substâncias. Assim, identificamos que tentativas de emagrecimento são frequentes, porém, não são referidas pela maioria dos obesos e apenas uma minoria daqueles que tentam emagrecer segue as práticas recomendadas.

Keywords : Perda de Peso; Fármacos Antiobesidade; Fitoterapia; Estudos Transversais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English