SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue8Self-reported hearing loss among elderly individuals in the city of São Paulo, Brazil: prevalence and associated factors (SABE Study, 2006)Socioeconomic and demographic inequalities as risk factors for self-reported arthritis: a population-based study in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FURTADO, Gabriela Eugênio de Sousa et al. Percepção da fluorose dentária e avaliação da concordância entre pais e filhos: validação de um instrumento. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.8, pp. 1493-1505. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000800008.

Objetivou-se validar o Child's and Parent's Questionnaire about Teeth Appearance, avaliando as preocupações relacionadas à fluorose em 213 pares de pais/crianças (12 anos) de duas regiões brasileiras. A confiabilidade foi avaliada pelo alfa de Cronbach e pelo coeficiente de correlação intraclasse; e a validade de constructo e de critério, pela correlação de Spearman. Para comparar as duas regiões e avaliar a concordância pais/filhos, foi utilizado o teste t de Student. A consistência interna foi aceitável, e a confiabilidade teste-reteste, moderada a excelente. Houve correlação significativa entre percepção da fluorose moderada e severa e os dados clínicos e entre percepção da fluorose e preocupações dos indivíduos. Embora os pais de Rafael Arruda, Ceará, Brasil, tenham tido maior percepção da fluorose, o incômodo e a preocupação com a aparência foram maiores em Piracicaba, São Paulo. Os pais se mostraram mais incomodados, preocupados e insatisfeitos com a aparência dentária das crianças do que elas mesmas. Essa versão é válida e confiável para avaliar a percepção da estética dentária em crianças e em seus pais.

Keywords : Fluorose Dentária; Estudos de Validação; Percepção; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese