SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue8Socioeconomic and demographic inequalities as risk factors for self-reported arthritis: a population-based study in southern BrazilObstructive sleep apnea, detected by the Berlin Questionnaire: an associated risk factor for coronary artery disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Luis de Pinho; PEREIRA, Maria Lurdes; AZEVEDO, Ana  and  LUNET, Nuno. Fatores de risco cardiovascular em pessoas sem-abrigo e na população geral da cidade do Porto, Portugal. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.8, pp. 1517-1529. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000800010.

Este estudo descreve a distribuição de fatores de risco cardiovascular em pessoas sem-abrigo que vivem no Porto, Portugal, recrutadas em diferentes contextos, comparando-as entre si e com a população em geral. Todos os indivíduos "sem-casa" presentes em dois albergues de sem-abrigo ou dois refeitórios sociais em dias selecionados para as avaliações foram convidados, e emparelhados com indivíduos da população geral. Foram estimadas as razões de proporções ou diferenças entre médias, ajustadas para sexo, idade e educação. Nos refeitórios sociais, observou-se maior prevalência de consumo de drogas ilícitas e de história prévia de prisão no último ano, e menor pressão arterial sistólica e diastólica do que nos albergues de sem-abrigo. Os sem-abrigo apresentaram uma prevalência quase 50% maior de fumadores, menor índice de massa corporal e perímetro da cintura, e uma probabilidade 5 vezes menor de referir dislipidemia. Este trabalho contribui para a definição de prioridades de intervenção para a redução de desigualdades sociais nessas populações com extremas carências socioeconômicas.

Keywords : Sem-Teto; Hipertensão; Sobrepeso; Obesidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English