SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue9Association between physical violence, consumption of alcohol and other drugs, and bullying among Brazilian adolescentsChallenges for dealing with cases of domestic violence against children and adolescents through the Family Health Program in a medium-sized city in Rio de Janeiro state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

YANAGI, Yoshio; ASSUNCAO, João Vicente de  and  BARROZO, Ligia Vizeu. Influência do material particulado atmosférico na incidência e mortalidade por câncer no município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.9, pp. 1737-1748. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900012.

O trabalho teve como objetivo verificar a influência do poluente atmosférico material particulado inalável (MP10) na incidência e na mortalidade por câncer, no Município de São Paulo, Brasil. Foram utilizadas técnicas estatísticas para verificar a relação do MP10 sobre a incidência e a mortalidade de alguns tipos de câncer nos distritos onde são monitorados este poluente. Pele, pulmão, tireoide, laringe e bexiga apresentaram coeficientes de correlação estatística entre 0,60 e 0,80, em alguns períodos, para a incidência. Para a mortalidade, o câncer de pulmão apresentou mais correlações nesse intervalo. A análise espacial mostrou que distritos distantes do centro da cidade apresentaram risco relativo acima do esperado. O estudo mostrou que o MP10 urbano pode contribuir para o aumento da incidência de alguns tipos de câncer e pode contribuir também para o crescimento da mortalidade por esta causa. Os resultados indicam a necessidade de se adotar medidas que visem à redução da concentração desse poluente na atmosfera e, também, a importância do seu contínuo monitoramento.

Keywords : Poluentes do Ar; Material Particulado; Neoplasias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English