SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue9The impact of atmospheric particulate matter on cancer incidence and mortality in the city of São Paulo, BrazilFood consumption Brazilian children by 6 to 59 months of age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LOBATO, Geórgia Rosa; MORAES, Claudia Leite  and  NASCIMENTO, Marilene Cabral do. Desafios da atenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Programa Saúde da Família em cidade de médio porte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.9, pp. 1749-1758. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900013.

O artigo analisa os desafios encontrados na abordagem da violência doméstica contra crianças e adolescentes por profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). Trata-se de estudo de caso qualitativo realizado em Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil. A amostra compreendeu 25 profissionais de três equipes de PSF. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas individuais, com utilização de roteiro temático semiestruturado e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se a percepção dos profissionais de que há casos de violência doméstica nas famílias adscritas, frequentemente associada ao uso e tráfico de drogas, alcoolismo, desestruturação da família e pobreza. O vínculo com a comunidade e a dificuldade para ações intersetoriais foram identificados como desafios para detecção, notificação e acompanhamento dos casos. Em sua maioria, os profissionais sentem-se inseguros pela falta de conhecimentos e habilidades para o manejo dos casos. Conclui-se que é fundamental unir gestores, equipe e comunidade na discussão do problema e dos meios de abordá-lo no contento dos territórios.

Keywords : Violência Doméstica; Criança; Adolescente; Programa de Saúde da Família; Notificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese