SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue9Food consumption Brazilian children by 6 to 59 months of ageEpidemiological study of scorpion stings in Belo Horizonte, Minas Gerais state, Brazil, 2005-2009 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CASTRO, Rodrigo Caprio Leite de et al. Avaliação da qualidade da atenção primária pelos profissionais de saúde: comparação entre diferentes tipos de serviços. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.9, pp. 1772-1784. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900015.

Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, a rede pública de Atenção Primária à Saúde (APS) inclui as Unidades Básicas de Saúde tradicionais (UBS), a Estratégia Saúde da Família (ESF), o Centro Saúde Escola Murialdo (CSEM) e o Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição. O objetivo deste estudo é comparar a qualidade da atenção à saúde do adulto entre esses diferentes tipos de serviços. A qualidade da atenção foi medida por meio de entrevistas sobre a experiência de médicos e enfermeiros com os serviços (n = 340), utilizando-se, para isso, o Primary Care Assessment Tool. O Escore Geral de APS atribuído à ESF, ao CSEM e ao SSC foi significativamente maior do que o atribuído às UBS. O SSC apresentou também Escore Geral de APS significativamente maior do que o atribuído à ESF e ao CSEM. No modelo multivariável, ter "especialidade na área de APS" e referir "oferta de educação continuada" mostraram-se associados com a prevalência de alto Escore Geral. Dessa forma, a ampliação da cobertura da ESF e o investimento na formação profissional são estratégias para qualificar a APS no município.

Keywords : Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese