SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número9Test-retest reliability of the scale silhouettes figures of body image in Brazilian Longitudinal Study of Adult HealthDiversidad de recipientes y edificios infestados por Aedes aegypti en Puerto Iguazú, Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

SANTIAGO, Lívia Maria; LUZ, Laércio Lima; MATTOS, Inês Echenique  y  GOBBENS, Robbert J. J.. Adaptação transcultural do instrumento Tilburg Frailty Indicator (TFI) para a população brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.9, pp. 1795-1801. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900018.

Este estudo tem como objetivo realizar a adaptação para a população brasileira do Tilburg Frailty Indicator (TFI), instrumento utilizado para a avaliação da fragilidade em idosos. Foram realizadas análises das equivalências conceitual, de itens e semântica, além do pré-teste da versão-síntese do instrumento. Na avaliação da equivalência conceitual, pôde-se constatar que o constructo fragilidade adotado no Brasil tem a mesma concepção das demais culturas onde essa condição tem sido investigada. Verificou-se que todos os itens incluídos no instrumento original apresentavam similaridade de conteúdo nas duas culturas. Identificou-se, também, alta equivalência semântica tanto na análise do significado referencial quanto do significado geral dos itens. No pré-teste, foram observados elevado percentual de entendimento e boa aceitação dos itens do instrumento por parte dos idosos. Os resultados sugerem que a versão do TFI para a cultura brasileira pode representar uma ferramenta útil na avaliação da saúde dos idosos do país.

Palabras llave : Avaliação; Fragilidade; Idoso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués