SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue10Urban sporotrichosis: a neglected epidemic in Rio de Janeiro, BrazilPatterns of physical activity during a typical day for adults in Niterói, Rio de Janeiro State, Brazil: the Nutrition, Physical Activity, and Health Survey (PNAFS) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KRISDAPONG, Sudaduang et al. Incorporação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal em metas de saúde bucal: estudo conduzido em adolescentes tailandeses . Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.10, pp. 1881-1892. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001000007.

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre doença bucal e a condição específica de qualidade de vida associada à saúde bucal (CS-OHRQoL), como base para propor OHRQoL metas para adolescentes tailandeses. Exame clínico bucal e entrevista foram realizados em 871 adolescentes na faixa etária de 15 anos, como parte da 6ª Pesquisa Nacional Tailandesa de Saúde Bucal. A severidade do impacto bucal foi categorizada usando-se a "intensidade". A associação entre doença bucal e CS-OHRQoL foi investigada usando-se o teste qui-quadrado e regressão lógica. Trinta e nove por cento da amostra reportaram impactos bucais de grau moderado/elevado. A probabilidade de reportar um impacto bucal de grau moderado/elevado dos adolescentes com um dente cariado e aqueles com 4 ou mais foi 3 e 7 vezes maior, respectivamente, quando comparada à dos adolescentes sem dentes cariados. A presença de gengivite severa em 3 ou mais sextantes dobrou a probabilidade de ocorrência do CS-impacto de grau moderado/elevado. Metas de saúde bucal para adolescentes devem incluir instrumentos específicos de OHRQoL.

Keywords : Cárie Dentária; Adolescente; Gengivite; Saúde Bucal; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English