SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue10Risk factors for infant mortality in a municipality in southern Brazil: a comparison of two cohorts using hierarchical analysisThe impact of low birth weight related to gestational depression on Federal funding of public health: a study in Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MENDONCA, Herika Luciana Chaves de; SZWARCWALD, Célia Landmann  and  DAMACENA, Giseli Nogueira. Autoavaliação de saúde bucal: resultados da Pesquisa Mundial de Saúde - Atenção Básica em quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2005. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.10, pp. 1927-1938. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001000011.

A autoavaliação da saúde é um indicador subjetivo que combina componentes físicos, emocionais e do bem-estar individual e vem adquirindo papel importante na área da Saúde Pública, sendo utilizado na avaliação do estado de saúde da população geral. Este trabalho objetivou estudar os cuidados assistenciais e o estado de saúde bucal, incluindo a autoavaliação, utilizando dados de 1.871 indivíduos, com 18 anos ou mais de idade, entrevistados na Pesquisa Mundial de Saúde - Atenção Básica, realizada em quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 2005. Foram utilizados modelos de regressão logística binária para identificar os determinantes da autoavaliação de saúde bucal "excelente" ou "boa". Para ambos os sexos, as variáveis significativamente associadas à autoavaliação da saúde bucal foram: renda domiciliar per capita, frequência de visita odontológica e perda de dentes e uso de prótese. Os resultados evidenciam um gradiente socioeconômico na percepção subjetiva, uma precária saúde bucal entre os idosos e a importância da visita odontológica regular para manutenção da saúde bucal.

Keywords : Saúde Bucal; Perda de Dente; Auto-Avaliação; Fatores Socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese