SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue11Socioeconomic and demographic indicators associated with functional disability in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PYRRHO, Monique  and  SCHRAMM, Fermin Roland. A moralidade da nanotecnologia. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.11, pp. 2023-2033. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100002.

A nanotecnologia é um conjunto formado por saberes, técnicas e práticas que estudam e exploram as novas propriedades dos materiais, quando manipulados em níveis atômicos e moleculares. A possibilidade técnica de organizar e controlar a matéria, desde suas menores dimensões e unidades, pode implicar profundas transformações no processo industrial de produção e ter consequências, moralmente significativas, sobre as inter-relações humanas, a organização da conjuntura social vigente e o próprio fenômeno da vida como um todo. No entanto, a reflexão moral a respeito da nanotecnologia tem sido alvo de críticas, como aquela de que a nanotecnologia não traria qualquer questão ética nova. O presente artigo pretende mostrar os limites desta afirmação e, para tanto, apresenta dois aspectos que diferenciam a nanotecnologia dos anteriores avanços biotecnocientíficos em suas possíveis implicações éticas: (a) a incerteza como característica epistêmica e (b) a ameaça ao presente caráter simbólico de código da vida do qual está imbuído o DNA.

Keywords : Nanotecnologia; Bioética; Nanoestruturas; DNA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese