SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue11The morality of nanotechnologyPrevention of cervical cancer in women with ASCUS in the Brazilian Unified National Health System: cost-effectiveness of the molecular biology method for HPV detection author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PEREIRA, Gustavo Nunes; BASTOS, Gisele Alsina Nader; DEL DUCA, Giovâni Firpo  and  BOS, Ângelo José Gonçalves. Indicadores demográficos e socioeconômicos associados à incapacidade funcional em idosos. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.11, pp. 2035-2042. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100003.

O objetivo do estudo foi observar a frequência de incapacidade funcional de idosos e sua associação com fatores socioeconômicos e demográficos. Foi realizado um estudo transversal de base populacional, incluindo 631 idosos (60 anos ou mais). Para a avaliação das atividades básicas e instrumentais da vida diária foram empregados o índice de Katz e a escala de Lawton, respectivamente. Foram analisadas as variáveis demográficas e socioeconômicas. As variáveis numéricas foram testadas pelo t de Student e as não numéricas pelo qui-quadrado. A chance de apresentar incapacidade funcional foi medida pela regressão logística. As prevalências de incapacidade funcional para as atividades básicas e instrumentais da vida diária foram de 15,5% e 26,1%, respectivamente. As atividades instrumentais apresentaram maior número de variáveis significativamente associadas ao desfecho no modelo final de regressão logística. A prevalência de incapacidade funcional não foi maior do que a descrita na literatura brasileira. Encontrou-se uma importante associação do desfecho com as variáveis analisadas.

Keywords : Idoso; Atividades Cotidianas; Autonomia Pessoal; Fatores Socioeconômicos; Estudos Transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese