SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue11Hemoglobin level in older adults and the association with nutritional status and use of health services: the Bambuí ProjectPrenatal care in public and private health services: a population-based survey in Rio Grande, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FIGUEIRO, Ana Cláudia; HARTZ, Zulmira; SAMICO, Isabella  and  CESSE, Eduarda Angela Pessoa. Usos e influência da avaliação em saúde em dois estudos sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.11, pp. 2095-2105. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100009.

Prover informações, promover melhoria dos programas e determinar o mérito e o valor do avaliando são os propósitos da avaliação. Porem, o desafio para os avaliadores não é apenas promover, mas documentar a utilidade dos estudos. Face ao desafio, o artigo objetivou sistematizar os usos e influência do processo e resultados de duas avaliações sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue, para tomada de decisão de gestores e profissionais envolvidos. Com base em um modelo teórico de análise, realizou-se um estudo exploratório com a análise documental para identificação dos eventos e inscrições das avaliações e sua circulação quanto aos possíveis usos e influência, entre 2007-2010. Observou-se que o modo de produção de conhecimento contextual e a definição das avaliações com foco na utilidade mostraram-se favoráveis à utilização das avaliações. Os resultados indicando maior uso instrumental, influência imediata, do processo e coletiva, podem indicar a pertinência dos estudos para os interessados e sua utilidade na gestão do programa, em diferentes níveis do sistema de saúde.

Keywords : Avaliação em Saúde; Dengue; Planos e Programas de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese