SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 suppl.Dietary guidelines for the Brazilian population: implications for the Brazilian National Policy on Oral Health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KUSMA, Solena Ziemer; MOYSES, Simone Tetu  and  MOYSES, Samuel Jorge. Promoção da saúde: perspectivas avaliativas para a saúde bucal na atenção primária em saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, suppl., pp. s9-s19. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001300003.

A avaliação de ações de promoção da saúde é um desafio metodológico e estratégico para a construção de evidências que possam apoiar processos de gestão em saúde. O emprego de métodos adequados de avaliação, baseado na análise participativa de processos e contextos locais, é indispensável ao sucesso das intervenções e formulação e implementação de políticas. A Política de Promoção e Vigilância em Saúde Bucal no Brasil explicita a necessidade de aprimorar estratégias avaliativas de ações de promoção da saúde bucal desenvolvidas no contexto da atenção primária que permitam avaliar não somente seus resultados e impacto, mas também o processo político e social para alcançar os objetivos estabelecidos. Este artigo se propõe a sistematizar a literatura no campo da avaliação da efetividade de estratégias de promoção da saúde, definir um modelo teórico e propor uma matriz de descritores, explorando a base referencial da promoção da saúde e práticas com potencialidade para reduzir situações de fragilidade de grupos populacionais, combater iniquidades e incorporar a participação na gestão da saúde.

Keywords : Promoção da Saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde Bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese