SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 suppl.Health promotion: perspectives for evaluation of oral health in primary healthcareStrategies for management of oral cancer in primary and secondary healthcare services índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

FREIRE, Maria do Carmo Matias; BALBO, Patrícia Lima; AMADOR, Maiara de Andrade  y  SARDINHA, Luciana Monteiro Vasconcelos. Guias alimentares para a população brasileira: implicações para a Política Nacional de Saúde Bucal. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, suppl., pp. s20-s29. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001300004.

Guias alimentares são documentos que orientam sobre práticas alimentares e políticas que visam à promoção da saúde e prevenção de doenças nas populações. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os guias alimentares para a população brasileira, buscando identificar aspectos que possam subsidiar as estratégias propostas na Política Nacional de Saúde Bucal. Foram revisados os dois guias oficiais do Ministério da Saúde disponíveis até o momento: o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos e o Guia Alimentar para a População Brasileira. Os guias apresentam recomendações sobre a redução do consumo de açúcar, fundamental na prevenção da cárie, bem como outras diretrizes que podem contribuir para a prevenção da erosão dentária e do câncer bucal. Constituem, assim, um componente importante da estratégia de promoção da saúde geral e bucal, e as recomendações devem ser integradas à Política Nacional de Saúde Bucal.

Palabras llave : Guias Alimentares; Promoção da Saúde; Saúde Bucal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués