SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 suppl.Relevant methodological issues from the SBBrasil 2010 Project for national health surveysEvolution in access to fluoridated water in São Paulo State, Brazil, from the 1950s to the early 21st century índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

RONCALLI, Angelo Giuseppe; CORTES, Maria Ilma de Souza  y  PERES, Karen Glazer. Perfis epidemiológicos de saúde bucal no Brasil e os modelos de vigilância. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, suppl., pp. s58-s68. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012001300007.

Inquéritos nacionais são importantes ferramentas no campo da vigilância em saúde e elementos fundamentais no monitoramento das condições de saúde e do desempenho do sistema. Na saúde bucal, tais inquéritos surgem a partir do primeiro levantamento em saúde bucal de 1986 e, posteriormente, o de 1996 e o Projeto SBBrasil 2003. A edição 2010 do SBBrasil se coloca como a principal estratégia de vigilância em saúde bucal no que diz respeito à produção de dados primários. No sentido de contribuir com essa discussão, este artigo se propôs a: (a) apresentar e discutir a experiência brasileira em inquéritos nacionais de saúde bucal; (b) discutir a utilização dos dados em modelos de vigilância em saúde. Pode-se concluir que os inquéritos de saúde bucal no Brasil têm grandes possibilidades de se estabelecer como ferramenta para os serviços e para a academia. Ficou evidente sua potencialidade em verificar tendências no perfil de saúde bucal, bem como em produzir indicadores válidos para uso em serviços.

Palabras llave : Inquéritos de Saúde Bucal; Saúde Bucal; Vigilância Epidemiológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués