SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Young adult groups' response to a depressive prototype narrative in Bucaramanga, ColombiaGenetic diseases in pediatric patients hospitalised in the town of Ubaté, Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

OLIVEIRA, Luciana C. Barbosa de  and  CHAVES-MAIA, Eulália M.. Saúde Psíquica dos Profissionais de Saúde em Hospitais Públicos. Rev. salud pública [online]. 2008, vol.10, n.3, pp. 405-413. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642008000300005.

Objetivo Analisar o nível de saúde psíquica dos profissionais de saúde nas enfermarias dos hospitais públicos do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Materiais e Métodos Foi realizado um estudo descritivo transversal com 95 profissionais de saúde (amostra estratificada proporcional). Utilizou-se um questionário constando características sócio-demográficas e de trabalho, assim como o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG). Resultados Os empregados são do sexo feminino, casados, de idade acima de 45 anos. Contam com uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, além de apresentar múltiplos vínculos de trabalho. A saúde psíquica global dos sujeitos encontrase em um nível bom, no entanto, também há indivíduos em número significativo de processo de agravamento, quanto ao stress (37,9 %) e distúrbios psicossomáticos (34,7 %) isoladamente. Conclusões Há um indicativo de alerta quanto à necessidade de ações preventivas, de modo a evitar maiores agravamentos com possíveis danos às condições de saúde psíquica destes trabalhadores.

Keywords : Saúde do Trabalhador; hospitais; ocupações em saúde; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese