SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Evaluating how health is prioritised in Colombia from the point of view of Bogotá-based research groupsA rapid evaluation of vaccination coverage in Bogotá, 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

SANTANA, Maria da Silva  and  CHAVES MAIA, Eulália M. Atividade Física e Bem-Estar na Velhice . Rev. salud pública [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.225-236. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642009000200007.

Objetivo Este trabalho analisa como as necessidades e valor social das atividades físicas na percepção do idoso se coloca para as práticas de saúde de modo geral em benefício próprio. O objetivo principal foi investigar as representações sociais da atividade física na terceira idade. Método Pesquisa de corte transversal, interdisciplinar e qualitativa, orientada pela Teoria das Representações Sociais. A amostra com 62 pessoas de 50 a 78 anos do nordeste do Brasil foi de conveniência, não-probabilística e censitária. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre de palavras e analisados pelo software EVOC/2000. Resultados A análise das evocações permitiu identifcar três tipos de elementos relacionados às Representações Sociais da atividade física atribuídos pelos idosos: a) dimensão psicológica (felicidade, bem-estar); b) dimensão social (dança); c) di­mensão biofísica (ginástica, hidroginástica e saúde). O termo felicidade foi o que mais se destacou no teste de evocações de palavras. Relacionando velhice à Re­presentação Social da atividade física, o estudo mostra que, por meio de um pro­cesso cíclico de valorização-desvalorização da velhice, a atividade física assume um papel preponderante na vida de idosos, adquirindo, simultânea e gradativamente, a Representação Social de "vida com mais saúde e qualidade". Conclusão Foi reportada pelos sujeitos a associação positiva entre atividade física, interação social e sensação de bemestar, além de repercutir, também no aspecto físico-motor e à saúde geral. A representação social da atividade física para o grupo estudado está calcada na dimensão biopsicossocial da atividade física.

Keywords : Atividade física; idosos; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )