SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Professional opinion about hospitalising Latin-American immigrant children in Andalucía, SpainEffects of differerent types of training and life styles on anthropometric and cardiocirculatory markers in aging author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

AZEVEDO, Daniela Vasconcelos de; ARAUJO, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; COSTA, Íris do Céu Clara  and  MEDEIROS JUNIOR, Antônio. Percepções e Sentimentos de Gestantes e Puérperas sobre a Pré-Eclâmpsia. Rev. salud pública [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 347-358. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642009000300004.

Objetivo Compreender como gestantes e puérperas com pré-eclâmpsia, percebiam e vivenciavam a pré-eclâmpsia. Material e métodos Entrevistas e observação foram realizadas entre fevereiro e junho de 2007, no ambulatório e internamento de uma maternidade pública no Nordeste do Brasil, com 20 mulheres que apresentaram pré-eclâmpsia. A análise foi baseada na hermenêutica de Gadamer, com a construção de categorias temáticas. Resultados As mulheres percebiam a gravidade e alguns riscos aos quais estavam expostas, porém conheciam pouco acerca da pré-eclâmpsia e suas conseqüências e pouca informação foi repassada pelos profissionais de saúde que as acompanhavam. O sentimento mais presente entre elas foi o medo de morrer, de perder o bebê e o medo por não conhecer a doença. Conclusões A percepção da gravidade desta doença somada a pouca informação recebida durante o tratamento intensificou o medo destas mulheres. A adoção, por parte dos profissionais de saúde, de uma maior humanização do pré-natal de alto risco, em especial em relação à pré-eclâmpsia possibilitaria uma abordagem que considerasse a dimensão emocional das gestantes e puérperas durante as consultas.

Keywords : Pré-eclâmpsia; cuidado pré-natal; emoções.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese