SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue6Occupational risks in a hospital environment: a challenge for workers' healthAn outbreak of human rabies transmitted by a cat in the town of Santander de Quilichao, Colombia, 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

GONCALVES, Maria Jacirema Ferreira; LEON, Antonio Carlos Ponce de  and  PENNA, Maria Lúcia Fernandes. Análise multinível dos fatores associados à tuberculosez. Rev. salud pública [online]. 2009, vol.11, n.6, pp.918-930. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642009000600008.

Objetivo Avaliar a associação entre as taxas de incidência de Tuberculose (TB) e AIDS e estimar os efeitos e fatores determinantes da incidência de tuberculose nas regiões metropolitanas do Brasil, de 2001 a 2003. Métodos Os casos de tuberculose por município e ano foram ajustados em um modelo Poisson multinível, incluindo a população como variável offset. Como variáveis independentes utilizaram-se a taxa de incidência de AIDS por região metropolitana, as grandes regiões geográficas do Brasil, a proporção de domicílios com renda baixa, densidade demográfica e taxa de cura de tuberculose por município. Resultados Com exceção de cura, todas as variáveis apresentaram associação significante com a tuberculose. O termo de interação entre AIDS e renda baixa é significante e modifica o efeito da incidência de tuberculose. O percentual de redução da variância entre o modelo vazio e o modelo cheio, do primeiro ao terceiro nível, foram respectivamente, 40,2 %, 42,2 % e 77,3 %. Conclusões AIDS é um fator impactante da morbidade por tuberculose, anteriormente não encontrado em outros estudos. A interação entre renda e AIDS, e a importante contribuição das regiões metropolitanas na distribuição da tuberculose, distribui-se heterogeneamente nas grandes regiões do país.

Keywords : Tuberculose; fatores socioeconômicos; modelos estadísticos; SIDA.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )