SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The frequency of risk factors associated with obesity and being overweight in university students from Colima, MexicoPacientes atendidos en un Centro Toxicológico de Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

CORTES-NETO, Ewerton Dantas; ALCHIERI, João Carlos; MIRANDA, Hênio Ferreira de  and  DANTAS-CAVALCANTI, Francisco Ivo. Elaboração de indicadores de sucesso em programas de saúde pública com foco sócio-esportivo. Rev. salud pública [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 208-219. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642010000200004.

Objetivos O presente estudo tem o objetivo de analisar o sistema avaliativo de projetos esportivos sociais visando elaborar e desenvolver indicadores de sucesso para avaliar a eficá cia e eficiência das intervenções em programas sociais. Método Trata-se de pesquisa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 51 participantes do Projeto Nova Descoberta, com faixa etá ria entre 8 a 17 anos, do sexo masculino (n=29) e feminino (n=22). Foi aplicada uma entrevista semi-aberta com 10 itens em um período de dois anos consecutivos (2007 e 2008) com as crianças e adolescentes, além da obtenção de dados documentais nas escolas conveniadas do Projeto. Resultados O desempenho dos participantes nos grupos aderentes e não aderentes em termos de rendimento escolar no ano de 2007 não apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05). Observou-se diferença significativa (p<0,05) na disciplina de Português quando da comparação entre os grupos, com média maior para os alunos aderentes no ano 2008. Discussão Diante do contexto encontrado nos projetos esportivos sociais, surge uma série de indicadores que contribuiriam para uma avaliação com fidedignidade. A manifestação de outras caracteríticas no ambiente pode estar interferindo na participação e no envolvimento em atividade física, e consequentemente, na situação saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Conclusão Verificou-se que indicadores de desempenho escolar podem ser tomados em conjunto com outros indicadores como desenvolvimento de habilidades diversas, participação em outras atividades, motivação para as atividades, comportamento e atitudes em casa e na escola, para avaliação de projetos sociais.

Keywords : Educação; avaliação; saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese