SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Physical activity in adolescents of five Colombian cities: Results of the Global Youth Health SurveyThe relationship between adolescents' dermatoglyphic characteristics and skeletal maturation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

FONSECA-TOLEDO, Cláudio; ROQUETTI, Paula  and  FERNANDES-FILHO, José. Perfil antropométrico de atletas brasileiros de voleibol infanto juvenil em diferentes níveis de qualificação esportiva. Rev. salud pública [online]. 2010, vol.12, n.6, pp. 915-928. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642010000600004.

Objetivo O propósito do estudo foi investigar as características antropométricas de atletas infanto juvenis de voleibol masculino do Brasil divididos em 3 grupos de qualificação esportiva: Alta Qualificação (AQ) composta por atletas da seleção nacional; Qualificação Intermediária (QI) formada pelos atletas participantes do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais; e Baixa Qualificação (BQ) constituída por atletas de nível escolar. Materiais e métodos Foram avaliados 101 atletas, AQ (n=16), QI (n=68) e BQ (n=17) com faixa etária de 16,7±0,5; 16,6±0,5; e 16,2±0,7 anos, respectivamente. Foram realizadas as seguintes medidas: massa corporal, estatura, altura total, percentual de gordura e somatótipo de Heath & Carter. A análise estatística foi descritiva e inferencial através do Kruskal Wallis Test para detecção de diferenças entre os grupos, com significância de p<0,05, e o coeficiente de correlação de Spearman para determinar as associações entre as características antropométricas e o nível de qualificação, consideradas significantes e muito significantes com p<0,05 e p<0,01 respectivamente. Resultados Diferenças significativas (p<0,05) foram detectadas entre os grupos de atletas para massa corporal, estatura, altura total e ectomorfia. Foi observada uma correlação "forte" para estatura, e "regular" para altura total, massa corporal e ectomorfia conforme se eleva o nível de qualificação dos atletas. Conclusão Os resultados propiciaram dados normativos dos atletas avaliados que permitirão aos técnicos e preparadores físicos utilizar estas informações durante o processo de treinamento como instrumento para seleção esportiva de jovens talentosos no voleibol.

Keywords : Antropometria; composição corporal; desempenho atlético; voleibol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese