SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Anthropometrical profile of Brazilian junior volleyball players for different sports requirement levelsA health promotion programme's effectiveness in reducing medical care costs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

VIDAL-LINHARES, Renato et al. A relação entre as características dermatoglíficas e a maturação óssea de adolescentes. Rev. salud pública [online]. 2010, vol.12, n.6, pp. 929-937. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642010000600005.

Objetivo O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre as características dermatoglíficas e a maturação esquelética, através da idade óssea, em de adolescentes do sexo masculino de 10 a 14 anos. Materiais e Métodos Os adolescentes foram divididos em 3 grupos (adiantados, normais e atrasados) pela diferença entre a idade óssea e a idade cronológica e tiveram suas características dermatoglíficas verificadas. A comparação entre os grupos foi realizada aplicando-se a estatística do qui-quadrado. Resultados Os adolescentes adiantados na sua idade óssea demonstraram maior potencialidade para atividades ligadas a potência e a velocidade, já os normais e os atrasados possuem uma maior predisposição para a coordenação e atividades cíclicas. Apesar das tendências citadas, os grupos não demonstraram possuir diferenças estatisticamente significativas, o que pode estar relacionado ao baixo número de alunos nos grupos adiantados e normais. Conclusões Apesar de não ter se encontrado diferenças significativas entre os grupos, houve uma tendência de uma menor predisposição coordenativa nos adiantados, os quais merecem uma atenção, pois esta é uma qualidade física de grande importância para o esporte e na realização das atividades do dia a dia.

Keywords : Dermatoglifia; Puberdade; Medicina do adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese