SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Inequity in lost life years by departments in Colombia 1985-2005Inequalities in prescription of hydrochlorothiazide for diabetic hypertensive patients in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

SOUZA, Elza Maria de; SILVA-ABRAO, Fernanda Pires da  and  OLIVEIRA-ALMEIDA, Janayana. Desigualdade social, delinquencia e depressão: um estudo com adolescentes em conflito com a lei. Rev. salud pública [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 13-26. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642011000100002.

Objetivo Avaliar a autopercepcão do estado de saúde de adolescentes em confronto com a lei, obter informações relativas ao relacionamento desses adolescentes e a instituição destinada a oferecer atividades socioeducacionais e propor urna intervenção de reintegração social. Métodos Estudo qualiquantitativo incluindo um estudo transversal e uma observação de processo entre fevereiro e julho de 2006 com 51 adolescentes em confronto com a lei, atendidos no Centro de Desenvolvimento Social de Ceilándia (CDSC), Distrito Federal, Brasil. Jovens de 14 a 19 anos completaram questionários auto-respondíveis contendo variáveis sócio-demográficas e variáveis referentes ao estado de saúde. Durante a coleta de dados foram feitas observações sobre a opinião dos profissionais, dos pais e dos adolescentes, utilizando-se um diário de campo a fim de entedendermos a relação entre instituição, cuidadores e usuários do referido Centro. Resultados 78,4 % dos entrevistados referiram estado de saúde muito bom ou bom. No entanto, 70,6 % dos jovens referiram algum agravo á saúde. Irritabilidade fácil foi o agravo mais referido (25,5 %), seguido por problemas para dormir (19,6 %), dificuldade de concentração (13,7 %) e alergia (13,7 %). Os dados qualitativos sugeriram possível desconfiança mutua entre usuários e profissionais do CDSC e os adolescentes nele atendidos. Conclusão Os resultados sugerem alta prevalência de sintomas de depressão. É possível que a irritabilidade fácil esteja relacionada á delinqüência na amostra, no entanto, essa relação não foi investigada, merecendo pesquisas futuras para subsidiar políticas públicas em países da América Latina, onde a violência juvenil tornou-se um problema de saúde pública.

Keywords : Adolescente; depressão; delinqüência juvenil; autopercepção; estado de saúde; iniqüidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese