SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Demographic characteristics, social inequality and inequity in Mexican childhood healthRelationships between psychosocial risk behavior and the family in adolescents' from Suba, an urban area in Bogotá author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

RODRIGUES-BARBOSA, Aline et al. Age and gender differences regarding physical performance in the elderly from Barbados and Cuba. Rev. salud pública [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 54-66. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642011000100005.

Objetivo Apresentar valores de referência e a prevalência do desempenho em testes físicos (PPTs), de acordo com sexo e grupo etário, de uma amostra de idosos não institucionalizados (60 anos e mais) residentes em Bridgetown (Barbados) e Havana (Cuba). Métodos Trata-se de estudo transversal de base populacional e domiciliar. Foram examinados 1 508 e 1 905 indivíduos em Bridgetown e Havana, respectivamente, selecionados por amostra probabilística. Os PPTs incluiram força de preensão manual (FPM), equilíbrio, e os testes "sentar e levantar" (SL) e "pegar o lápis" (PL), avaliados por tempo. Resultados Os resultados de Bridgetown e Havana mostraram: a) valores (media ± desvio padrão e percentis) dos homens foram maiores do que os das mulheres nos testes de FPM e SL (p≤0,01); b) com o avanço da idade, ambos os sexos mostraram redução (p≤ 0,001) na prevalência de indivíduos com melhor resultado em cada teste (teste qui-quadrado); c) os homens apresentaram melhores escores do que as mulheres nos quatro testes. Conclusão Os dados sugerem que os homens e os indivíduos mais jovens têm melhor desempenho físico. Homens e mulheres dos dois países, de acordo com o teste e grupo etário, apresentam diferença na prevalência de indivíduos incapazes e com melhores resultados nos testes. Os dados fornecem informação sobre a variabilidade que pode ser esperada, do desempenho de indivíduos de diferentes idades e auxiliam na compreensão de taxas de alteração entre os grupos etários.

Keywords : Envelhecimento; estudos transversais; força da mão; estudos de tempo e movimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English