SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Effectiveness of antiretroviral treatment in patients from Pereira and ManizalesKnowledge, attitudes and community practice during an outbreak of dengue in a town in Colombia, 2010 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

SANCHEZ-ORTIZ, Iván A  and  LEITE, Maurício A. Fatores de risco da transmissão de zoonoses por costumes da população de Ilha Solteira, Brasil. Rev. salud pública [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 504-513. ISSN 0124-0064.  http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642011000300012.

Objetivo Determinar condições geradoras de possíveis transmissões de zoonoses com base nos costumes dos moradores de Ilha Solteira-São Paulo, para formular recomendações concretas às autoridades correspondentes para reduzir os fatores de risco. Métodos Foram realizadas 100 entrevistas dirigidas no perímetro urbano da cidade de Ilha Solteira no mês de abril de 2008. O público alvo foram pessoas maiores de idade que morassem ou trabalhassem na casa em estudo. Resultados Na pesquisa foram encontrados valores elevados de proprietários de cachorros e gatos que permitem a permanência das mascotes dentro das casas; não destinam um local específico para que os animais disponham as fezes e urina ou não fazem uma disposição apropriada das fezes. Conclusão É necessário um maior esforço das autoridades locais na informação e educação dos proprietários de mascotes de Ilha Solteira e de um maior compromisso e sensibilidade cidadã para melhorar os costumes em relação à criação de animais de estimação e diminuir os fatores de risco de transmissão de zoonoses.

Keywords : Animais domésticos; saúde pública; zoonoses.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese