SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Distribution of human resources in eight general hospitals in São PauloNew challenges in the field of advanced education for nursing personnel in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

ANSELMI, Maria Luiza; ANGERAMI, Emília Luigia Saporiti  and  GOMES, Elizabeth Laus Ribas. Rotatividade dos trabalhadores de enfermagem nos hospitais do Município de Ribeirão Preto. Rev Panam Salud Publica [online]. 1997, vol.2, n.1, pp. 44-50. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49891997000700008.

Este estudo, desenvolvido em 1990, teve como objetivo a mensuração e a análise da rotatividade dos trabalhadores de enfermagem alocados nos nove hospitais gerais do Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil. A população investigada constituiu-se de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e atendentes de enfermagem admitidos ou demitidos entre 1.° de janeiro e 31 de dezembro de 1990. O acompanhamento foi feito através de consulta mensal junto à seção de pessoal dos hospitais. A rotatividade foi quantificada com a aplicação de dois indicadores de rotatividade, a taxa líquida de substituição e a mediana de tempo de serviço do grupo de trabalhadores demitentes. Os resultados evidenciaram o crescimento da força de trabalho em enfermagem em Ribeirão Preto no ano de 1990. Porém, também ficou evidente a elevada rotatividade, principalmente nos hospitais filantrópicos e privados investigados, com taxas líquidas de substituição de 32% e 39% ao ano e mediana de tempo de serviço de 8 meses e 12 meses, respectivamente, o que poderia causar aumento de custos e comprometer a produtividade. O único hospital público investigado apresentou níveis mais baixos de rotatividade em comparação aos demais, com uma taxa líquida de substituição de 6% ao ano e mediana de tempo de serviço de 42 meses. As categorias de enfermeiro e atendente de enfermagem foram as mais substituídas e,   conseqüentemente, as menos estáveis no emprego.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese