SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Economic burden of illness from pesticide poisonings in highland Ecuador author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

CORREA, Adriana Katia et al. A reforma do setor da saúde e as transformações da prática da enfermagem em hospitais filantrópicos no Município de Ribeirão Preto (SP), Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2000, vol.8, n.3, pp. 202-208. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892000000800008.

O presente trabalho foi desenvolvido como parte de um estudo multicêntrico da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde que avaliou reformas do setor de saúde e suas implicações para a enfermagem em diversos países. Nosso objetivo foi conhecer as visões dos enfermeiros que atuam em hospitais filantrópicos no Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil, acerca das transformações na prática de enfermagem como conseqüência da implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Os dados foram obtidos através de entrevistas estruturadas com sete enfermeiros que preenchiam os critérios de seleção nos três hospitais filantrópicos de Ribeirão Preto. Os enfermeiros relataram que o atendimento do paciente pelo SUS sofreu prejuízos em termos de diminuição de leitos e declínio na qualidade do atendimento. Conforme os relatos, num primeiro momento o SUS incrementou a infra-estrutura dos hospitais filantrópicos, porém mais tarde as reformas passaram a promover a melhoria do atendimento à clientela privada e de convênios particulares. Além disso, os enfermeiros enfatizaram a sobrecarga de serviço e os baixos salários. Finalmente, os depoimentos sugerem que o Sistema Único de Saúde está em crise. De modo geral, os enfermeiros relacionaram a crise do Sistema às dificuldades de financiamento e pagamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese