SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue6Low impact of silent hepatitis B virus infection in posttransfusion hepatitis in VenezuelaThe traditional and conventional medical treatment of cutaneous leishmaniasis in rural Ecuador author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

On-line version ISSN 1680-5348
Print version ISSN 1020-4989

Abstract

SOUTO, Francisco J. D. et al. Prevalência e fatores associados a marcadores do vírus da hepatite B em população rural do Brasil central. Rev Panam Salud Publica [online]. 2001, vol.10, n.6, pp.388-394. ISSN 1680-5348.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892001001200004.

Objetivo. Realizar um inquérito soro-epidemiológico sobre infecção pelo vírus da hepatite B em um município do médio-norte do Estado de Mato Grosso, que corresponde à região limítrofe entre o cerrado e a bacia amazônica. Métodos. A amostra incluiu famílias escolhidas aleatoriamente na sede do município, assim como toda a população de uma comunidade rural, totalizando 754 indivíduos. A idade variou de 2 a 79 anos. Os participantes foram entrevistados e tiveram amostras de sangue colhidas para pesquisa de marcadores do vírus da hepatite B por método imunoenzimático. Resultados. A infecção pelo vírus da hepatite B foi constatada em 31% da amostra, sendo 3% positivos para o HBsAg. Os 149 (20%) com história de vacinação e anti-HB positivo isoladamente foram considerados respondedores à vacina. As variáveis associadas à exposição ao vírus da hepatite B por análise multivariada foram: já ter iniciado atividade sexual, ter sido vacinado com pistola pressurizada contra febre amarela (entre aqueles com menos de 20 anos) e ser migrante oriundo do Sul do Brasil (indivíduos com mais de 20 anos). A cobertura vacinal foi baixa entre indivíduos com mais de 10 anos de idade. O maior número de suscetíveis (74%) foi encontrado na faixa dos 11 aos 20 anos. Conclusões. No Brasil, a vacinação contra a hepatite B deve ser estendida quanto antes aos adolescentes nas regiões de baixa a moderada prevalência. É provável que os dados obtidos no presente estudo possam ser extrapolados para outras regiões da América Latina com padrão epidemiológico semelhante.

Keywords : Vacinação [infecção]; Vacinação [prevenção e controle].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )