SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Design and implementation of an epidemiological surveillance system for mental healthPeruvian mothers' knowledge and recognition of pneumonia in children under 5 years of age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

PRADO, Marinésia A. et al. Enterobactérias isoladas de baratas (Periplaneta americana) capturadas em um hospital brasileiro. Rev Panam Salud Publica [online]. 2002, vol.11, n.2, pp. 93-98. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892002000200005.

Objetivo. Isolar e identificar microrganismos em baratas capturadas em um hospital público e determinar o seu perfil de suscetibilidade antimicrobiana. Métodos. As baratas foram capturadas nos períodos matutino e noturno, colocadas em frascos desinfetados com álcool a 70%, transferidas para um frasco estéril e levadas ao laboratório. Consideraram-se as baratas íntegras e vivas, as quais foram colocadas em solução salina estéril (0,8%) e homogeneizadas. Essa solução foi semeada nos meios de cultura ágar MacConkey, caldo nutriente, infusão de cérebro e coração (ágar BHI), ágar Sabouraud e ágar manitol. As culturas foram examinadas em um estereomicroscópio para a contagem das unidades formadoras de colônias. Para a determinação do perfil de suscetibilidade antimicrobiana utilizou-se o teste de difusão de disco. Resultados. Detectou-se prevalência de 56% de enterobactérias e de 18% de estafilococos coagulase negativos. Identificaram-se 15 espécies de enterobactérias. As mais freqüentes foram Klebsiella pneumoniae (17%); Enterobacter aerogenes (14%); Serratia marcescens (13%); Hafnia alvei (12%); Enterobacter gergoviae e Enterobacter cloacae (9%); e Serratia spp. (6%). Tanto as enterobactérias quanto os estafilococos coagulase negativos apresentaram uma resistência significativa aos antimicrobianos, inclusive à oxacilina. Conclusões. A prevalência de bactérias enteropatogênicas e de estafilococos coagulase negativos isolados de baratas Periplaneta americana no hospital estudado demonstra a fragilidade das condutas adotadas tanto para o controle de vetores quanto para o uso dos antimicrobianos. Os resultados demonstram a necessidade da implementação de um programa efetivo de saneamento ambiental e do uso racional dos antimicrobianos dentro das instituições de saúde.

Keywords : Infecção hospitalar; contaminação; controle de infecções; insetos vetores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese