SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Complications and costs associated with chickenpox in immunocompetent children author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Panamericana de Salud Pública

On-line version ISSN 1680-5348Print version ISSN 1020-4989

Abstract

RAMALHO, Rejane Andréa; FLORES, Hernando  and  SAUNDERS, Cláudia. Hipovitaminose A no Brasil: um problema de saúde pública. Rev Panam Salud Publica [online]. 2002, vol.12, n.2, pp.117-122. ISSN 1680-5348.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892002000800007.

A deficiência de vitamina A é considerada um dos problemas de saúde pública de fácil prevenção mais importantes em diversos países, inclusive o Brasil. Assim, o objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre carência de vitamina A publicada entre 1970 e 2000, disponível nas bases de dados MEDLINE e LILACS, e avaliar a hipovitaminose A na América Latina e no Brasil. A pesquisa revelou que até os anos 1980, a atenção dada pela saúde pública à vitamina A se concentrou na importância dessa vitamina para a visão. Na segunda metade dessa década, estudos epidemiológicos sugeriram que, em nível populacional, a deficiência sub-clínica de vitamina A também poderia ser deletéria para certas etapas do metabolismo, com grande influência sobre os índices de morbidade e mortalidade infantil. Em todas as regiões brasileiras para as quais existem dados, foi constatada a carência marginal de vitamina A, com alta prevalência em diferentes faixas etárias, o que não se justifica com a tecnologia e os recursos atualmente disponíveis. É preciso que se assuma o compromisso de reduzir a deficiência de vitamina A para garantir o desenvolvimento adequado das próximas gerações.

Keywords : Deficiência de vitamina A; indicadores; programas e políticas de nutrição e alimentação; inquéritos nutricionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )