SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Complications and costs associated with chickenpox in immunocompetent children author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

RAMALHO, Rejane Andréa; FLORES, Hernando  and  SAUNDERS, Cláudia. Hipovitaminose A no Brasil: um problema de saúde pública. Rev Panam Salud Publica [online]. 2002, vol.12, n.2, pp. 117-122. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892002000800007.

A deficiência de vitamina A é considerada um dos problemas de saúde pública de fácil prevenção mais importantes em diversos países, inclusive o Brasil. Assim, o objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre carência de vitamina A publicada entre 1970 e 2000, disponível nas bases de dados MEDLINE e LILACS, e avaliar a hipovitaminose A na América Latina e no Brasil. A pesquisa revelou que até os anos 1980, a atenção dada pela saúde pública à vitamina A se concentrou na importância dessa vitamina para a visão. Na segunda metade dessa década, estudos epidemiológicos sugeriram que, em nível populacional, a deficiência sub-clínica de vitamina A também poderia ser deletéria para certas etapas do metabolismo, com grande influência sobre os índices de morbidade e mortalidade infantil. Em todas as regiões brasileiras para as quais existem dados, foi constatada a carência marginal de vitamina A, com alta prevalência em diferentes faixas etárias, o que não se justifica com a tecnologia e os recursos atualmente disponíveis. É preciso que se assuma o compromisso de reduzir a deficiência de vitamina A para garantir o desenvolvimento adequado das próximas gerações.

Keywords : Deficiência de vitamina A; indicadores; programas e políticas de nutrição e alimentação; inquéritos nutricionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese