SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Overview of social inequalities in health in the Region of the Americas, using various methodological approachesGeographic information systems as a tool for monitoring health inequalities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

SCHNEIDER, Maria Cristina et al. Métodos de mensuração das desigualdades em saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2002, vol.12, n.6, pp. 398-414. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892002001200006.

RESUMO A mensuração das desigualdades em saúde é uma condição indispensável para se avançar na melhoria da situação de saúde da Região, onde a análise de valores médios deixou de ser suficiente. Este tipo de análise é uma ferramenta fundamental para ações que buscam maior eqüidade em saúde. Existem diferentes métodos de mensuração e níveis de complexidade, cuja escolha depende do objetivo do estudo. Este artigo tem como objetivo familiarizar os profissionais de saúde e os tomadores de decisão com os aspectos metodológicos da mensuração e da análise simples das desigualdades em saúde, utilizando-se dados básicos coletados rotineiramente e agregados por unidades geopolíticas. São apresentadas as formas de calcular os seguintes indicadores e são discutidas suas vantagens e desvantagens: Razão e Diferença de Taxas, Índice de Efeito, Risco Atribuível Populacional, Índice de Dissimilaridade, Índice Angular de Desigualdade e Índice Relativo de Desigualdade, Coeficiente de Gini e Índice de concentração. Os métodos apresentados são aplicáveis na mensuração de desigualdades em diferentes tipos e níveis de análise.

Keywords : Métodos; desigualdades em saúde; indicadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish | Portuguese     · pdf in Spanish | Portuguese