SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Smoky indoor cooking fires are associated with elevated hemoglobin concentration in iron-deficient women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

MOREIRA, Fátima Ramos  and  MOREIRA, Josino Costa. Os efeitos do chumbo sobre o organismo humano e seu significado para a saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2004, vol.15, n.2, pp. 119-129. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892004000200007.

OBJETIVO: Fazer um levantamento bibliográfico acerca dos riscos associados à exposição ao chumbo e seus compostos, especialmente nas populações expostas ocupacionalmente e nas crianças. FONTE DOS DADOS: Pesquisa do período de 1988 a 2002 nas bases de dados PubMed e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); página da agência de controle de substâncias tóxicas e doenças do governo dos Estados Unidos (Agency for Toxic Substances and Disease Registry) na Internet; acervo bibliográfico do Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública, Brasil. CONCLUSÕES: Os estudos científicos sobre a toxicologia do chumbo são desenvolvidos há mais de um século. Contudo, ainda são insuficientes as informações sobre os mecanismos de ação que originam os efeitos tóxicos desse metal. Os resultados da exposição ao chumbo sobre os ossos, os sistemas nervoso central e cardiovascular, os rins e o fígado devem ser estudados com maior profundidade, bem como os efeitos sobre a reprodução masculina e feminina, o sistema endócrino e a formação do feto. Também é essencial esclarecer se o chumbo tem efeitos teratogênicos e carcinogênicos em seres humanos.

Keywords : Chumbo [metais pesados]; Chumbo [toxicidade].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese