SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The economic costs of pneumonia in children under 2 years of age in ColombiaAsthma control in Latin America: the Asthma Insights and Reality in Latin America (AIRLA) survey author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Panamericana de Salud Pública

On-line version ISSN 1680-5348Print version ISSN 1020-4989

Abstract

BARATA, Rita Barradas; MORAES, José Cássio de; ANTONIO, Paulo Rogério Affonso  and  DOMINGUEZ, Margaret. Inquérito de cobertura vacinal: avaliação empírica da técnica de amostragem por conglomerados proposta pela Organização Mundial da Saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2005, vol.17, n.3, pp.184-190. ISSN 1680-5348.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892005000300006.

OBEJETIVO: Analisar a representatividade da amostra e a precisão das estimativas obtidas com o uso da metodologia por conglomerados (30 por 7) proposta pela Organização Mundial da Saúde mediante sua aplicação em inquéritos de cobertura vacinal realizados em Diadema e São Caetano do Sul, Estado de São Paulo, Brasil, em 2000. MÉTODO:A representatividade das amostras foi avaliada através da comparação entre os setores censitários sorteados para os inquéritos e os demais setores nos dois municípios em termos de características sociodemográficas (estrutura etária da população, escolaridade, proporção de famílias chefiadas por mulheres, renda mensal do chefe de família e condições de saneamento). A precisão das estimativas de cobertura pelas vacinas do esquema básico de vacinação (BCG; difteria, coqueluche e tétano, ou DPT; poliomielite; hepatite B; sarampo; e sarampo, caxumba e rubéola, ou tríplice viral) foi analisada através das medidas de efeito do desenho e amplitude dos intervalos de confiança. A precisão foi considerada como satisfatória quando o efeito do desenho foi inferior a 2,0 e a amplitude dos intervalos de confiança foi inferior a 10%. RESULTADOS: Em ambos os municípios, a comparação entre os setores sorteados e não sorteados mostrou distribuições semelhantes para as variáveis socioeconômicas e demográficas. Quanto à precisão das estimativas, tanto em Diadema quanto em São Caetano do Sul o efeito do desenho foi inferior a 2,0 para todas as vacinas. Em Diadema, os intervalos de confiança foram inferiores a 10% para todas as vacinas, com exceção da tríplice viral. Em São Caetano do Sul, como as crianças incluídas no inquérito representaram 89% da amostra prevista, a amplitude dos intervalos de confiança foi um pouco maior do que 10% para a vacina contra a poliomielite (10,3%), para a vacina contra o vírus da hepatite B (11,8%), para a vacina contra o sarampo (10,4%), para a tríplice viral (12,9%) e para o esquema completo (11,2%). CONCLUSÃO: O método de inquérito de cobertura vacinal proposto pela Organização Mundial da Saúde é capaz de fornecer dados representativos da população, desde que os procedimentos metodológicos de seleção da amostra sejam rigorosamente seguidos no campo.

Keywords : Levantamentos epidemiologicos; efetividade; imunização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )