SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The economic costs of pneumonia in children under 2 years of age in ColombiaAsthma control in Latin America: the Asthma Insights and Reality in Latin America (AIRLA) survey author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

BARATA, Rita Barradas; MORAES, José Cássio de; ANTONIO, Paulo Rogério Affonso  and  DOMINGUEZ, Margaret. Inquérito de cobertura vacinal: avaliação empírica da técnica de amostragem por conglomerados proposta pela Organização Mundial da Saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2005, vol.17, n.3, pp. 184-190. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892005000300006.

OBEJETIVO: Analisar a representatividade da amostra e a precisão das estimativas obtidas com o uso da metodologia por conglomerados (30 por 7) proposta pela Organização Mundial da Saúde mediante sua aplicação em inquéritos de cobertura vacinal realizados em Diadema e São Caetano do Sul, Estado de São Paulo, Brasil, em 2000. MÉTODO:A representatividade das amostras foi avaliada através da comparação entre os setores censitários sorteados para os inquéritos e os demais setores nos dois municípios em termos de características sociodemográficas (estrutura etária da população, escolaridade, proporção de famílias chefiadas por mulheres, renda mensal do chefe de família e condições de saneamento). A precisão das estimativas de cobertura pelas vacinas do esquema básico de vacinação (BCG; difteria, coqueluche e tétano, ou DPT; poliomielite; hepatite B; sarampo; e sarampo, caxumba e rubéola, ou tríplice viral) foi analisada através das medidas de efeito do desenho e amplitude dos intervalos de confiança. A precisão foi considerada como satisfatória quando o efeito do desenho foi inferior a 2,0 e a amplitude dos intervalos de confiança foi inferior a 10%. RESULTADOS: Em ambos os municípios, a comparação entre os setores sorteados e não sorteados mostrou distribuições semelhantes para as variáveis socioeconômicas e demográficas. Quanto à precisão das estimativas, tanto em Diadema quanto em São Caetano do Sul o efeito do desenho foi inferior a 2,0 para todas as vacinas. Em Diadema, os intervalos de confiança foram inferiores a 10% para todas as vacinas, com exceção da tríplice viral. Em São Caetano do Sul, como as crianças incluídas no inquérito representaram 89% da amostra prevista, a amplitude dos intervalos de confiança foi um pouco maior do que 10% para a vacina contra a poliomielite (10,3%), para a vacina contra o vírus da hepatite B (11,8%), para a vacina contra o sarampo (10,4%), para a tríplice viral (12,9%) e para o esquema completo (11,2%). CONCLUSÃO: O método de inquérito de cobertura vacinal proposto pela Organização Mundial da Saúde é capaz de fornecer dados representativos da população, desde que os procedimentos metodológicos de seleção da amostra sejam rigorosamente seguidos no campo.

Keywords : Levantamentos epidemiologicos; efetividade; imunização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese