SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3A literature review of the epidemiology of sepsis in Latin AmericaAssessing the causes of under-five mortality in the Albert Schweitzer Hospital service area of rural Haiti author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Panamericana de Salud Pública

On-line version ISSN 1680-5348Print version ISSN 1020-4989

Abstract

MONTEIRO, Renata Alves; COUTINHO, Janine Giuberti  and  RECINE, Elisabetta. Consulta aos rótulos de alimentos e bebidas por freqüentadores de supermercados em Brasília, Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2005, vol.18, n.3, pp.172-177. ISSN 1680-5348.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892005000800004.

OBJETIVO: Investigar se a população adulta freqüentadora de supermercados do Plano Piloto de Brasília (DF), Brasil, utiliza as informações nutricionais contidas nos rótulos de bebidas e alimentos, assim como caracterizar essa utilização. MÉTODOS: Este trabalho foi realizado em duas etapas: uma etapa quantitativa, baseada em um estudo transversal, onde foram entrevistados 250 indivíduos selecionados aleatoriamente em cinco supermercados; e uma etapa qualitativa, na qual foram feitas 25 entrevistas individuais com participantes da etapa anterior. RESULTADOS: A leitura da informação nutricional dos rótulos de alimentos era realizada por 187 (74,8%) dos consumidores pesquisados. Contudo, apenas 25,7% dos consumidores nesse grupo liam os rótulos de todos os alimentos. Em geral (59,9%), a consulta se dava somente aos rótulos de alimentos específicos, como leites e derivados, enlatados, embutidos e produtos diet e light. Foram citados como os mais importantes objetivos da consulta aos rótulos o interesse acerca do número de calorias e da quantidade de gordura e sódio. CONCLUSÕES: Os presentes resultados indicam a necessidade de aperfeiçoar as estratégias educativas já existentes para o consumo saudável de alimentos, e podem ser úteis nesse aperfeiçoamento. Sugere-se que, além dos consumidores, os produtores e distribuidores de alimentos também sejam integrados nas estratégias de educação nutricional.

Keywords : Disseminação da informação; política de nutrição; rotulagem de alimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )