SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Community-directed risk assessment of mercury exposure from gold mining in Suriname author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Panamericana de Salud Pública

On-line version ISSN 1680-5348Print version ISSN 1020-4989

Abstract

ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch; BARCELLOS, Christovam  and  HACON, Sandra. Velhos indicadores para novos problemas: a relação entre saneamento e saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2007, vol.22, n.3, pp.211-217. ISSN 1680-5348.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892007000800008.

OBJETIVO: Revisar a literatura publicada entre 1995 e 2004 acerca da relação entre saneamento e saúde e levantar as principais variáveis analisadas e as doenças ou agravos usados como marcadores de efeito ou de risco ambiental. MÉTODO: Realizou-se uma busca nas bases de dados Medline, SciELO e LILACS utilizando os termos "sanitation" e "health" e "indicator" e "water" (saneamento, saúde, indicador e água). Foram identificados 103 artigos, sendo que 17 foram considerados pertinentes à análise proposta. Foram identificados, para cada artigo, o desenho do estudo e as variáveis de saúde e de saneamento avaliadas. RESULTADOS: O desenho ecológico foi o mais freqüente, tendo sido utilizado em sete dos 17 estudos. A maioria dos artigos enfocava a diarréia como variável de saúde (10 estudos) e a qualidade da água como variável de saneamento (10 estudos). Em 15 estudos foi observada uma associação positiva entre a variável de saúde e a variável de saneamento investigadas. CONCLUSÕES: Ainda restam muitas lacunas no entendimento do saneamento e de seu papel, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a dependência dos sistemas de água e esgotamento sanitário é muito grande, não existindo, na maioria das vezes, fontes alternativas de abastecimento. Os estudos ecológicos construídos a partir de dados secundários e os inquéritos específicos têm se destacado como uma boa opção para análises envolvendo as relações entre condições de saneamento e saúde.

Keywords : Desenvolvimento local; indicadores básicos de saúde; monitoramento ambiental; saneamento; saúde ambiental; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )