SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Community-directed risk assessment of mercury exposure from gold mining in Suriname author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch; BARCELLOS, Christovam  and  HACON, Sandra. Velhos indicadores para novos problemas: a relação entre saneamento e saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2007, vol.22, n.3, pp. 211-217. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892007000800008.

OBJETIVO: Revisar a literatura publicada entre 1995 e 2004 acerca da relação entre saneamento e saúde e levantar as principais variáveis analisadas e as doenças ou agravos usados como marcadores de efeito ou de risco ambiental. MÉTODO: Realizou-se uma busca nas bases de dados Medline, SciELO e LILACS utilizando os termos "sanitation" e "health" e "indicator" e "water" (saneamento, saúde, indicador e água). Foram identificados 103 artigos, sendo que 17 foram considerados pertinentes à análise proposta. Foram identificados, para cada artigo, o desenho do estudo e as variáveis de saúde e de saneamento avaliadas. RESULTADOS: O desenho ecológico foi o mais freqüente, tendo sido utilizado em sete dos 17 estudos. A maioria dos artigos enfocava a diarréia como variável de saúde (10 estudos) e a qualidade da água como variável de saneamento (10 estudos). Em 15 estudos foi observada uma associação positiva entre a variável de saúde e a variável de saneamento investigadas. CONCLUSÕES: Ainda restam muitas lacunas no entendimento do saneamento e de seu papel, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a dependência dos sistemas de água e esgotamento sanitário é muito grande, não existindo, na maioria das vezes, fontes alternativas de abastecimento. Os estudos ecológicos construídos a partir de dados secundários e os inquéritos específicos têm se destacado como uma boa opção para análises envolvendo as relações entre condições de saneamento e saúde.

Keywords : Desenvolvimento local; indicadores básicos de saúde; monitoramento ambiental; saneamento; saúde ambiental; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese