SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2A structural equation model for predictors of mental and physical health in womenValidation of a job aid to rule out pregnancy among family planning clients in Nicaragua author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

RODRIGUES, Rogério Manuel Clemente. Validação da versão em português europeu de questionário de avaliação funcional multidimensional de idosos. Rev Panam Salud Publica [online]. 2008, vol.23, n.2, pp. 109-115. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892008000200006.

OBJETIVO: Validar a versão em português europeu do Older Americans Resources and Services, um instrumento para avaliar de forma multidimensional a qualidade de vida dos idosos. MÉTODO: O estudo, autorizado pelos autores da versão original em inglês, começou com a tradução e a adaptação cultural do questionário para a língua portuguesa. A versão resultante foi validada por peritos e aplicada a 302 idosos (147 residentes em lares e 155 freqüentadores de centros de dia) na região centro de Portugal (distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu). Depois disso, foi feito o estudo psicométrico global do instrumento (coerência interna, validade da construção da versão em português europeu, validade de critério e reprodutibilidade). A amostra foi aleatória e estratificada por idade, gênero e tipo de apoio institucional. RESULTADOS: A coerência interna (alfa de Cronbach) para as cinco escalas de avaliação funcional do instrumento situou-se entre 0,64 e 0,91. Para a validade de critério, os valores relativamente baixos da correlação de Pearson (< 0,700) obtidos na correlação com o Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form General Health Survey demonstram a dificuldade em dispor, na avaliação em saúde, de medidas de critério com as quais novos instrumentos possam ser comparados. No estudo da reprodutibilidade, os valores da correlação de Pearson situaram-se entre 0,859 e 1,000. CONCLUSÕES: O instrumento de avaliação da qualidade de vida para idosos resultante deste trabalho - o Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional de Idosos - é útil para levantar informações significativas que auxiliem a centrar as intervenções comunitárias e a promover estratégias de intervenção mais adequadas a esse grupo populacional.

Keywords : Avaliação geriátrica; qualidade de vida; saúde pública; Older Americans Resources and Services Program; validação; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese