SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Comparison of polymerase chain reaction and bacterial culture for Salmonella detection in the Muscovy duck in Trinidad and TobagoOutbreak of rotavirus gastroenteritis with high mortality, Nicaragua, 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

PERES, Maria Fernanda Tourinho et al. Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2008, vol.23, n.4, pp. 268-276. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892008000400007.

OBJETIVO: Analisar a associação entre violência policial e coeficientes de mortalidade por homicídio, considerando o efeito de variáveis contextuais. MÉTODOS: Estudo ecológico de corte transversal considerando os 96 distritos censitários do Município de São Paulo. A associação entre as variáveis foi determinada através de correlação de Spearman e de análise de regressão linear simples e múltipla. RESULTADOS: Nas análises univariadas, encontramos associação forte e significativa entre os coeficientes de mortalidade por homicídio e todos os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e violência policial. Após controle dos potenciais confundidores, a associação entre a violência policial e os coeficientes de mortalidade por homicídio manteve-se forte e significativa. Apenas com o controle para o tamanho da população residente a associação perdeu a significância estatística. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que uma ação policial centrada na violação de direitos humanos básicos não parece ser a resposta correta para o enfrentamento da violência urbana. A combinação de homicídios que resultam de violência interpessoal com mortes por violência policial representa uma situação de socialização negativa, favorecendo ainda mais violência.

Keywords : Homicídio; violação de direitos humanos; pobreza; iniqüidade social; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese